Coordenador : Daniele da Silva Bastos Soares
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389325.2201.166328.09022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes, discentes, técnicos admistrativos e prestadores de serviço da UFF
Local de atuação: LAANT localizado em frente ao prédio 30 da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da UFF. Laboratório de Alimentos e Dietética da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da UFF.
Objetivo
Objetivo geral: Desenvolver processos articulados de formação em agroecologia, nutrição e tecnologia por meio da vivência no LAANT. Objetivos específicos: Caracterizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no LAANT; Analisar as estratégias de articulação vinculadas à implementação do LAANT; Consolidar o LAANT enquanto tecnologia social para disseminação de conhecimento; Desenvolver e implementar oficinas e ferramentas tecnológicas para divulgação de saberes relacionados à agroecologia e nutrição no contexto do LAANT;
Resumo
O Laboratório Aberto de Agroecologia, Nutrição e Tecnologia (LAANT) se constitui em ação vinculada ao Grupo de Extensão, Ensino e Pesquisa em Alimentação e Saúde Escolar (GEPASE) e integra a Rede de Agroecologia da UFF no eixo que se propõe ocupar os espaços verdes da Universidade com o processo de desenvolvimento de hortas agroecológicas urbanas coletivas. O LAANT configura-se como um espaço aberto para experimentação e disseminação de práticas agroecológicas com desenvolvimento de tecnologia sustentáveis, articuladas à formação em diferentes áreas de conhecimento e saberes, integrando ensino, pesquisa e extensão na construção do conhecimento, de modo a se estabelecer como uma tecnologia social com grande potencialidade para construir vivências e processos pedagógicos inovadores. O processo de planejamento do LAANT foi iniciado em 2021, com solicitação institucional do uso do espaço físico de jardim em frente ao prédio nº 30 no Campus Valonguinho. Organizaram-se grupos de trabalho com envolvimento de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, professores e alunos. Em 2022, iniciaram-se as atividades de limpeza, com mutirão e organização de oficina de plantio de diferentes espécies. Neste momento, o projeto tem se articulado com outros projetos do GEPASE-UFF com a participação de agricultores familiares contratados bem como de docentes e discentes voluntários para a manutenção do LAANT e planejamento de oficinas neste espaço.